Edital Curso 15/08/2025

“Ajudar o próximo é estender a mão para si mesmo, pois ninguém se levanta sozinho.”

Albert Schweitzer

20º CURSO DE ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR (APH)
EDITAL 001.20/2025
A SALVAMENTO E RESGATE VIDA, pessoa jurídica de direito privado, com CNPJ
sob n° 27.855.334/0001-01, CNES: 4235045, Inscrição Municipal: 216.034, RCPJ sob n°
802, de Sapucaia do Sul/RS, com sede na Rua Monteiro Lobato n° 244, sala 2, bairro
Cohab, Sapucaia do Sul/RS
, no uso de suas atribuições, tendo em vista o que estabelece o
art. 2°, inciso VI, do Estatuto Social da Instituição Resgate Vida, faz saber e torna público,
para conhecimento dos interessados, maiores de 18 anos e com o ensino fundamental
completo (para funções de Rádio Operador ou Condutor Socorrista) e ensino médio
completo (para função de Socorrista), que será realizado o 20° curso de Atendimento Pré
Hospitalar (APH), visando a formação de socorristas de primeira resposta em atendimento
de Urgências em Unidade Móvel de Suporte Básico de Vida e também de socorristas
voluntários para compor o quadro de socorristas da própria instituição, conforme a Portaria
n° 2048 de 06 de outubro de 2002, do Ministério da Saúde, em seu currículo no capítulo VII,
item 2.1.
I – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES.
I.1 – O Curso será regido pelas disposições contidas no presente Edital.
I.2 – O Curso possui 218 horas, tendo em vista o acréscimo de conteúdo referente a
animais peçonhentos, oficinas, estágios e horas complementares.
I.3 – O Certificado de conclusão do curso somente será entregue mediante a
conclusão de todos os estágios e horas complementares com a aprovação do aluno nas
provas de conteúdo e prática, obtendo em ambas média igual ou superior a 7.0 (sete).
I.4 – O Curso será dividido em duas etapas: Fase I e Fase II.
I.5 – O Curso será realizado nas dependências da Base Operacional da
SALVAMENTO E RESGATE VIDA.
I.6 – Os Estágios serão realizados nos plantões da SALVAMENTO E RESGATE
VIDA, na Base Operacional de Sapucaia do Sul / RS.
I.7 – Na Fase I do Curso de APH deverá haver 100% da presença do aluno.
I.8 – O Curso oferece dois chá-break, porém o almoço é por conta do aluno.
I.9 – No final da Fase I, obtendo a aprovação, o aluno receberá uma camiseta,
padrão, para uso obrigatório nos estágios sob o colete de treinamento.
I.10 – A Fase I do Curso de APH da Resgate Vida será realizada em 5 (cinco)
domingos das 08h00 às 20h00, com intervalo para almoço e lanche.
I.11 – O Aluno receberá uma apostila do conteúdo do curso, que servirá de material
para estudo e anotações. Esta apostila deverá acompanhar o aluno em todas as fases.
I.12 – No primeiro dia de curso, na Fase I, o aluno deverá preencher uma Ficha de
Inscrição, junto a administração da SALVAMENTO E RESGATE VIDA, sem este
preenchimento, o aluno não continuará a Fase I do Curso de APH.
SALVAMENTO E RESGATE VIDA
CNPJ: 27.855.334/0001-01
CNES: 4235045 – Inscrição Municipal: 216.034
I.13 – Durante a Fase II, além do estágio obrigatório, o aluno terá aulas
complementares obrigatórias em sala de aula na Base Operacional da Resgate Vida.
I.14 – Durante a Fase II, o Aluno deverá obedecer aos Estatutos e Regimentos do
Plantão da Resgate Vida.
I.15 – Durante a Fase II, as refeições e acomodações serão por conta da Instituição
Resgate Vida.

II – DAS INSCRIÇÕES
II.1 – As Inscrições para o 20°Curso de APH da Resgate Vida serão realizadas em
dias úteis a partir de 08/07/2025 à 12/08/2025 na modalidade eletrônica, via whatsapp, a
saber: 51.98428-8059 com o presidente da instituição ALEXANDRO DE MEDEIROS SILVA.
II.2 – O período de inscrição comportará 32 vagas. Caso as vagas sejam
preenchidas nos primeiros dias, encerrará, automaticamente o período restante das
inscrições.
II.3 – Para a inscrição o Aluno deverá, preencher todos os dados do formulário de
inscrição e anexar nele documento de identidade ou CNH, podendo os documentos ser em
forma digital, foto ou escaneado, e comprovante de PIX ou depósito.
II.4 – O valor do curso é R$ 800,00 (oitocentos reais) que poderão ser pagos, à vista
ou parcelado em R$ 50,00 de inscrição + 5 (cinco) vezes de R$ 150,00 (cento e cinquenta
reais).
II.5 – Em caso de desistência do aluno, será devolvido os valores pagos, com
desconto da taxa administrativa, sobre o valor do curso, conforme descrito abaixo:
a) Se houver desistência, antes da data de inicio do curso, será devolvido o valor
pago, com desconto da taxa administrativa de 10% sobre o valor do curso.
b) Se houver desistência após o primeiro domingo de aula, será devolvido o
valor pago, com desconto da taxa administrativa de 20% sobre o valor do
curso.
c) Se houver desistência após o segundo domingo de aulas, será devolvido o
valor pago, com desconto da taxa administrativa de 30% sobre o valor do
curso.
§ único – Havendo desistência após o terceiro domingo de aulas, o valor pago
não será mais devolvido.
II.6 – O Aluno poderá realizar sua inscrição, se estiver cursando o ensino
fundamental ou médio, desde que, já esteja formado antes do término do 14° estágio a fim
de obter a certificação conforme função escolhida.
II.7 – O Aluno, poderá se inscrever no Curso de APH, objeto deste edital, com 17
anos, desde que, durante o curso complete 18 anos a fim de receber a
Certificação.
II.8 – As informações prestadas no formulário de inscrição serão de inteira
responsabilidade do Aluno, dispondo o Instituição SALVAMENTO E RESGATE VIDA o
direito de excluir do Curso aquele que não preencher os requisitos exigíveis para ingresso.
II.9 – Não serão aceitas as solicitações de inscrição que não atenderem
rigorosamente ao estabelecido neste Edital.

III – DO CURSO
III.1 – Este curso tem o principal objetivo de capacitar pessoas para serem
voluntárias na instituição SALVAMENTO E RESGATE VIDA ou, caso não queiram ser
Voluntárias da Vida, assim mesmo serão capacitadas na área de primeira resposta no
Atendimento Pré-Hospitalar, com uma carga horária reconhecida pela Legislação Brasileira.
III.2 – O Curso está dividido em 2 fases: FASE I e FASE II.
III.3 – FASE I – (50 horas): Realizada em 5 (cinco) domingos, com aulas teóricas e
demonstrativas com conteúdo programático, sobre os principais temas do Atendimento Pré
Hospitalar elencados no capítulo VII item 2.1 da Portaria n° 2048/2002 do Ministério da
Saúde, e Oficinas onde o aluno coloca em prática todo o conhecimento adquirido.
III.4 – No final da FASE I, haverá uma prova teórica do conteúdo programático
ministrado nos domingos anteriores. Essa prova será ministrada após as oficinas e a média
deverá ser igual ou superior a 7.0 (sete).
III.5 – No final da FASE I, os alunos serão divididos em equipes de atendimento,
com a escolha de um líder da equipe entre seus pares para realização de uma prova prática.
III.6 – A prova prática da FASE I será composta de 4 (quatro) cenas, devidamente
preparadas pelos socorristas da Resgate Vida, no pátio da base operacional, onde as
equipes deverão obter a aprovação, obrigatória, em duas cenas com média igual ou superior
a 7.0 (sete).
III.7 – FASE II (168 horas): Realizada em 14 plantões de 12 horas, que serão
marcados conforme disponibilidade do aluno. No estágio os alunos, sob a supervisão do
Socorrista nível 1 (S1), já atuam na ambulância a partir do terceiro plantão, juntamente com
a equipe de socorristas da Resgate Vida.
III.8 – Em cada plantão o aluno terá conteúdos programáticos, práticas e aulas
complementares que serão ministradas pelo responsável da equipe de plantão, Socorrista
nível 1 (S1) ou a quem, este, delegar.
III.9 – Na FASE I, é necessário assistir 100% das aulas. O aluno não poderá ter falta
nos 5 (cinco) domingos de curso. Caso o aluno falte, o caso será analisado pela presidência
da SRV, e se o motivo for justificável e aceito, o aluno poderá recuperar essas aulas, durante
a semana, conforme cronograma oferecido posteriormente. Caso essas aulas não sejam
recuperadas nas datas propostas, ou o motivo da falta não tenha sido aceita, o aluno poderá
concluir no próximo curso, se adequando as datas e horários do mesmo e mediante
pagamento de taxa complementar no valor de R$ 150,00 (Cento e cinquenta reais), podendo
iniciar a FASE II somente após a recuperação dessas aulas.
III.10 – O certificado do curso só será emitido e entregue após a conclusão da FASE
II, com comprovação de todas as aulas complementares.
III.11 – Local: O curso será realizado na Base Operacional da Resgate Vida, Rua
Monteiro Lobato, 244, sala 2 – Cohab – Sapucaia do Sul / RS, perto do arco de entrada do
Município e perto do Corpo de Bombeiros.
III.12 – Data e Horário: O 20º Curso, da Resgate Vida, será das 08h às 20h, nos
seguintes domingos: 17/08/2025, 24/08/2025, 31/08/2025, 07/09/2025 e 14/09/2025, com 1h
e 20min de intervalo para almoço e 20 min de chá-breack de manhã e à tarde.

III.13 1- Pagamento: O valor do curso é de R$ 800,00 (oitocentos reais), podendo
ser pago a vista no momento da inscrição ou parcelado, divididos inscrição de R$ 50,00 + 5
(cinco) parcelas de R$ 150,00 (cento e ciquenta reais), nesta opção. Os pagamentos
deverão ocorrer via depósito bancário ou PIX na conta da SALVAMENTO E RESGATE
VIDA. Pix CNPJ – 27.855.334.0001-01 , Conta Corrente, Agencia 5745-2, Conta Corrente
n°3.735-4, Banco do Brasil.
III.14 – Para qualquer dúvida ou informações adicionais sobre o 20° Curso da
Resgate vida, entre em contato pelo whatsapp: 51.98428.8059, com Alexandro de Medeiros
Silva.

IV – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

IV.1 – As vagas são limitadas a 32 alunos.
IV.2 – A inscrição do Aluno implicará na aceitação das normas, regimentos e
estatutos da Resgate Vida, quando estiver na Base Operacional durante o 20° Curso de
Atendimento Pré-Hospitalar (APH), ou em outros a serem publicados ou fornecidos
diretamente ao Aluno.
IV.3 – É de inteira responsabilidade do Aluno acompanhar as publicações de todos
os atos, editais e comunicados referentes ao 20°Curso de APH, principalmente no grupo de
whatsapp criado para este fim.
IV.4 – Após a aprovação na Fase I e Fase II do curso de APH o aluno poderá
ingressar como Voluntário da; SALVAMENTO E RESGATE VIDA, cumprindo as exigências
do art. 6°, art. 5° § 2°, do Estatuto Social da Instituição.
IV.5 – A prova teórica dos conteúdos programáticos serão entregues aos Alunos,
após o término da FASE 2.
IV.6 – A inexatidão das declarações, as irregularidades de documentos ou as de
outra natureza, ocorridas no decorrer desse processo, mesmo que só verificada
posteriormente, inclusive após a entrada do Curso, eliminará o Aluno, anulando-se todos os
atos e efeitos decorrentes de sua inscrição.
IV.7 – Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou
acréscimos, enquanto não consumado o curso, circunstância que será mencionada em Atos
Normativos do 20° Curso de APH da Resgate Vida ou a simples publicação de Nota no
grupo de Alunos do Whatsapp.
IV.8 – Os casos omissos serão resolvidos pela Presidência ou, por poder
discricionário dos presidentes com a Diretoria da SALVAMENTO E RESGATE VIDA.
Sapucaia do Sul, 08 de julho de 2025.

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